RELEMBRE: Real Fantasia
- Iveteiros Maluquetes
- 16 de ago. de 2019
- 8 min de leitura
Real Fantasia é o sétimo álbum de estúdio da cantora baiana Ivete Sangalo, lançado em 9 de outubro de 2012 pela Universal Music Brasil. O primeiro single, "No Brilho Desse Olhar", foi lançado em 4 de setembro de 2012. O álbum conta com um fusão de estilos, tendo a base no latin pop, mas também incluindo outros ritmos como reggaeton, afrobeat e samba-rock.
O álbum também conta com as canções "Me Levem Embora", música que está presente na trilha sonora da novela Gabriela, e "Eu Nunca Amei Alguém como Te Amei", presente na trilha sonora da novela Fina Estampa. A participação da cantora colombiana Shakira na faixa "Dançando" teve que ficar de fora da primeira prensagem do álbum por problemas na liberação dos direitos e só foi lançada como "faixa bônus" na edição digital, disponibilizada no iTunes.

Antecedentes e gravação
Após o lançamento do seu terceiro álbum ao vivo "Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden" (2010), Ivete embarcou na turnê Madison em 2011 e prosseguiu fazendo shows até o começo de Agosto de 2012, passando pela Europa e América do Sul. Em 2012, Ivete recebeu o convite para atuar na novela global Gabriela, interpretando a personagem "Maria Machadão". Mesmo com a novela e o intenso ritmo de shows, Ivete começou a trabalhar no álbum no estúdio da sua própria casa, entre março e abril. Em sua página no Twitter, em maio de 2012, a cantora falou que estava na correria no estúdio que ela tem dentro de casa, em Salvador: "Estou em casa gravando o coro do disco novo. Tá ficando muito massa! Várias músicas lindas e arranjadas muito bem". Sua assessora enfatizou, "Este trabalho será todo gravado em estúdio e só com canções inéditas".
Em Agosto de 2012, foi anunciado que Ivete Sangalo iria gravar uma música do cantor do Psirico, Márcio Victor, em seu próximo CD. Segundo a colunista Telma Alvarenga do jornal "Correio da Bahia", Ivete gravou uma música do amigo composta em parceria com Filipe Escandurras e Tierry Coringa. Segundo a nota, o líder do Psirico já estaria, inclusive, gravando a parte percussiva da canção, que se chama inicialmente "Dançando".
Sobre o processo criativo do álbum, Ivete declarou: "Este disco é feliz. Feliz como eu". "Tive vontade de criar um novo repertório, em uma experiência no estúdio, com um tempo maior para maturar mais a música. Isso também é uma gostosura de fazer." "Então chega o músico, estou eu lá tomando uma sopa, paro, entro no estúdio. É gostoso por isso", contou. A cantora falou ainda que não costuma ter um processo de concepção em novos álbuns. "Ao final do disco é que eu percebo qual unidade ele tem, que raciocínio ele tem. É sempre uma resposta às minhas sensações", afirmou.
“"Pressão comigo não funciona. Acho que a pressa rege o não comprometimento. A relação com o público é o grande barato da minha carreira. Faço letra como um pedreiro faz casa. Tomo um café e vou para o estúdio".


Título e arte gráfica
Ivete explicou que o nome do disco, Real Fantasia, é uma analogia a sua vida. "É uma vida real de uma mulher real, normal, de vida doméstica, de trabalho, de compromissos e responsabilidades. E em contrapartida eu tenho a fantasia de ser artista. E tudo o que gira em torno disso é o que dá poesia à minha profissão e à minha alegria", disse.
No dia 22 de setembro, foi divulgada a capa do disco foi divulgada. Com direção de arte de Giovanni Bianco, a capa do disco expõe a cantora de trança, vestido vermelho e perna de fora em foto de Gui Paganini.
Ivete também comentou, "A capa foi o último pensamento do disco. Mas diz muito sobre ele, é o que vai aparecer na capa. Esse disco é música, tem personalidade, força."
“"Giovanni [Bianco, diretor de arte] é um artista. É Real Fantasia. Ao mesmo tempo que é comprometimento com o objetivo, ele viaja, coloca a gente num universo paralelo, um mundo lindo e gostoso de estar. Gui [fotógrafo] viaja com ele de primeira classe", sugere a cantora.


Estilo e canções
"Este CD é como sou. Uma resposta as minhas sensações. Investi em ritmos latinos, que são batidas que eu amo, mas tem galope, zouk, samba rock e outros".
"Real Fantasia" conta com um fusão de estilos, tendo a base no latin pop, mas também incluindo outros ritmos como reggaeton, afrobeat, samba-rock e salsa. Ivete comentou a influência dos ritmos latinos em seu trabalho e confessa que pretende atingir esse público. "Não é uma atenção específica, é a mesma de chegar em quem gosta do que faço. Essa onda é minha. Os instrumentos que toco trazem isso. Mas estou feliz com o resultado. Fora que meu pai é filho de espanhóis e me lembro na infância ele falando espanhol. Até que chegou (o grupo) Menudo, aí perdi a preguiça e quis aprender mais". O disco conta com duas composições de Ivete, "Só Nós Dois" e "Só Num Sonho", ambas feitas em parceria com Radamés Venâncio e Gigi.
A canção "No Brilho Desse Olhar", é uma balada romântica de autoria de Davi Salles e Dan Kambaiah, incrementada com levada pop e com percussão que remete à batida do samba-reggae. Na canção, Ivete evoca suas origens da Banda Eva, dos anos 90. Ramón Cruz compôs "Vejo o Sol e a Lua", que contém um "molho caribenho". "Delira na Guajira", composto por Samir e Fábio Alcântara, flerta com a rica musicalidade cubana - guajira é ritmo originário da ilha - com a pitada de salsa que também apimenta "Puxa Puxa", de Fabinho O' Brian, Rubem Tavares e Duller. No reggae "No meio do Povão", Ivete declara "Avisa que Ivetinha tá passando, o povo vai descer pra ver." A música começa como pop reggae, mas logo evolui para o ritmo do samba-reggae. "Eu sou do batuquê / Sou do levadão / Sou do Ilê", garante Ivete na letra autorreferente. "Essa Distância" tem levada neodisco, já a faixa-título, "Real Fantasia" inclui a guitarra baiana flamejante de Armandinho,[4] também aquecida por metais em brasa.
"Balançando Diferente", de Gibi e Fabinho, esboça flerte com o samba-rock, enquanto "Isso Não se Faz", de Tonny Carqueija e Ramón Cruz, cria trama de sintetizadores, pilotados pelo arranjador da faixa, Radamés Venâncio. "Só Num Sonho" foi composta por Ivete especialmente para seu maquiador. "Ele começou a desabafar e eu sou meio psicóloga e comecei a dar conselhos. Com ele me maquiando, veio uma música. Aí saí da maquiagem, chamei o Radamés e fizemos", disse, brincando com as soluções para as "dores de amor". "Nada que uma viagem, um carnaval em Salvador não resolva, né?." O álbum também inclui como faixas bônus "Me Levem Embora", que está na trilha sonora da novela Gabriela e Eu Nunca Amei Alguém como Te Amei", que fez parte da trilha da novela Fina Estampa, ambas transmitidas pela Rede Globo.
Ivete também gravou um dueto com a cantora colombiana Shakira, na faixa "Dançando". A música, ao estilo zouk, foi o fruto de uma amizade entre as duas cantoras. Definida por Ivete como "queridaça", a cantora colombiana conheceu a baiana em uma viagem pela Europa e já havia proposto uma parceria entre as duas.[ Contudo, o dueto não integra o álbum na versão física, pelo fato da autorização para a comercialização da gravação não ter chegado em tempo hábil para a inserção do dueto na edição física do disco. Uma vez autorizada, a gravação foi utilizada pela Universal Music como "faixa bônus" na versão digital do álbum, disponibilizada apenas no iTunes. Na coletiva de imprensa, Ivete comentou mais sobre a parceria:
“"Nos conhecíamos há muito tempo. Em Portugal combinamos que faríamos algo. Depois do Rock in Rio ficou aquela coisa doce. Ela pediu para colocar no CD. Deixei, ela é apaixonada pelo Brasil. Aí combinamos dela participar do meu novo trabalho. Como somos de gravadoras diferentes, gravamos escondido e ficamos esperando a questão burocrática".

Recepção
Crítica
Real Fantasia recebeu críticas favoráveis da maioria dos críticos. O álbum recebeu uma crítica favorável de Silvio Essinger, colunista do jornal O Globo, que avaliou o álbum como Bom. Silvio disse que "'Real Fantasia' tem como função primordial fornecer combustível para o rolo compressor que é Ivete ao vivo. E, nisso, ele não decepciona. Ou tampouco surpreende." Ele também comentou: "Com uma produção de inegável eficácia técnica, o álbum não sai dos trilhos em momento algum. [...] É um disco bastante homogêneo, em que não dá para eleger destaques." Silvio encerrou a critica dizendo: "Sucesso, aqui, não pode ser fantasia: é realidade." Yhuri Nukui do site Vestiário deu ao álbum 4 de 5 estrelas, comentando que "'Real Fantasia' evidencia o que o Brasil tem de melhor: a enorme riqueza cultural. [...] Ivete Sangalo não traz nada de inovador, apenas diverte seu público, que ansiava por um disco de inéditas. A cantora se reafirma como uma das maiores artistas do país, fazendo jus ao carinho que tem dos fãs e mostrando que sua jornada pela indústria fonográfica está longe de acabar. Ainda bem!."
Thiago Vikernes do Fábrica de Quadrinhos disse que, "Em Real Fantasia, Ivete volta a fazer o que sabe de melhor e que conduz sua brilhante carreira desde o primeiro disco solo e, antes, com a Banda Eva." Para encerrar, Vikernes destacou que, "Ivete passa aquele alto astral, aquela positividade que só uma cantora do talento dela consegue." Júlio Cesar Biar do Divercidade foi positivo, ao analisar que, "a aparente franqueza nas escolhas, aliada ao carisma inegável mantêm a morena no topo da popularidade, afinal Ivete Sangalo sabe falar a língua de um público cada vez maior." Mauro Ferreira do Notas Musicaisdeu ao álbum 2 de 5 estrelas, destacando que "O disco foi feito apenas para o público de Ivete Sangalo tirar o pé do chão," dizendo que "Real Fantasia apresenta repertório inédito de nível rasteiro." Ferreira também disse que, "Real Fantasia é disco bem irregular, condizente com o nível ruim da recente discografia solo de Ivete Sangalo. O tom populista da safra de inéditas sinaliza que vai rolar a mesma festa pobre," concluiu. Deivson Prescovia, do Audiograma, diz que esse não é o melhor álbum da cantora baiana, porém, avalia que "Vejo o Sol e a Lua", "No Meio Do Povão" e "Isso Não Se Faz", são as melhores canções do trabalho de Sangalo. Ele compara a melodia de "Puxa Puxa" à canção "Chica Chica Boom Chic", e diz que a canção "Dançando", foi influenciada pela música do grupo É o Tchan!. Segundo Prescovia, Shakira não salva a canção.
Comercial
O álbum chegou às lojas com uma tiragem de 80 mil cópias. Pouco antes do começo da coletiva, no dia 9, a Universal Music publicou em seu Twitter oficial que "Real Fantasia", já é disco de platina. Ao todo o álbum vendeu 130 mil cópias.


Singles
"No Brilho Desse Olhar" foi lançada como primeiro single do álbum no dia 4 de setembro de 2012, nas rádios e no formato digital.
"Dançando" foi lançado como segundo single em 16 de janeiro de 2013 na versão solo e em 30 de janeiro na versão com a participação de Shakira.
"Vejo o Sol e a Lua" foi lançada como terceiro single em 3 de abril de 2013.
Promocionais
Para promover o álbum, dois singles promocionais foram lançados no iTunes. O primeiro foi a canção "Me Levem Embora", lançada no dia 25 de setembro de 2012. Já o segundo single promocional "Balançando Diferente" foi lançado no dia 2 de outubro de 2012.
Lista de faixas
O título das faixas e os compositores das mesmas, foram reveladas no dia 28 de setembro de 2012.
1. Veja O Sol E A Lua 2. No Brilho Desse Olhar 3. Balançando Diferente 4. Dançando 5. Só Nós Dois 6. Só Num Sonho 7. Delira Na Guajira 8. Real Fantasia 9. Puxa Puxa 10. No Meio Do Povão / Citação: Depois Que O IIê Passar 11. Essa Distância 12. Isso Não Se Faz 13. Me Levem Embora 14. Eu Nunca Amei Alguém Como Te Amei

Comments