top of page
Buscar

Curiosidades do IS Vol. 01

Vamos matar a saudade?



ree
Capa



Ivete Sangalo é o álbum de estreia e solo da cantora brasileira Ivete Sangalo, lançado em julho de 1999 pela Universal Music. No disco, Ivete, recém-saída da Banda Eva, investiu em ritmos diversos como o maracatu, samba-reggae, pop e a música romântica, além do axé music. Carlinhos Brown, Luiz Caldas, João Bosco e Herbert Vianna fazem parte do time de compositores, além da própria Ivete que compôs sozinha as canções "Canibal" e "Medo de Amar", sendo que a última é um dueto com Ed Motta e conta com arranjos do músico César Camargo Mariano. O álbum também conta com regravações das canções "Bota Pra Ferver" (regravação da banda Asa de Águia) e "Sá Marina" (sucesso de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar), que causou polêmica com Elza Soares.

Os primeiros singles do disco foram "Tá Tudo Bem" e "Canibal", executadas em shows anteriores à gravação do CD. O disco tornou-se sucesso de vendas principalmente no ano 2000, quando a canção romântica "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", composta por Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle, foi incluída na trilha sonora da telenovela Uga Uga, da Rede Globo, tornando-se a canção mais executada de 2000. O álbum recebeu críticas favoráveis, com os críticos favorecendo Ivete por ampliar os limites da axé music, com a presença de nomes consagrados da MPB. O álbum também recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. O álbum também recebeu certificado de platina pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).


Antecedentes


Quero dar uma cara mais minha ao trabalho. Na banda, não escolhia nem a roupa que usava. Não tinha controle da minha agenda ou escolhia o repertório do show. É claro que todos opinavam, mas a última palavra não era minha e sim do diretor musical, do empresário. Agora, vou decidir tudo". Disse Veveta


Após seis álbuns lançados com a Banda Eva, entre 1993 e 1998, que venderam mais de 4 milhões de cópias, e sucessos como "Alô Paixão", "Beleza Rara", "Eva", Arerê, Carro Velho, entre outros, Ivete Sangalo anunciou em 1999 que sairia da banda. Ivete afirmou que com a carreira solo ela escolherá as músicas que canta, quem fará os arranjos, qual a roupa que usará no palco e onde irá tocar. A cantora também confirmou, "O repertório vai ser todo escolhido por mim. Para isso, estou ouvindo várias fitas, com músicas de diversos compositores".



ree
Encarte 1


Gravação e canções


Em fevereiro de 1999, Ivete confirmou ao JC Online cinco músicas para o álbum: "Sá Marina" (gravada em 1998 pelo cantor André Rio), "Oba" (de Alain Tavares e Gilson Babilônia), "Música Prapular Brasileira" (de Davi Sales), "Cartão Postal" (de Cassiano, mesmo autor de "Coleção", um dos sucesso da Eva) e "Medo de Amar", de autoria da própria Ivete. Mesmo com a confirmação, apenas 3 das 5 citadas entraram no álbum, sendo que "Cartão Postal" foi re-intitulada "Postal" e entrou no álbum posterior, "Beat Beleza" de 2000.


Sobre o repertório, Ivete também falou, "Tem outra música minha e uma de Carlinhos Brown, que ainda não têm o nome definido. Mas quero deixar o disco bem variado, com vários galopes, samba-reggae, forró, samba", explica. Participações especiais de Gal Costa, Carlinhos Brown, Márcia Britto e Belo (do extinto grupo Soweto) foram confirmadas, mas dos citados, somente Carlinhos Brown chegou a participar do álbum. A canção "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" foi presente de Herbert Vianna para Ivete, enquanto Ed Motta faz dueto com a cantora na faixa "Medo de Amar", composta pela própria Ivete e com arranjos do músico César Camargo Mariano. Ivete também compôs a dançante e tribal "Canibal". Já a faixa "Bota Pra Ferver" é uma versão da canção de mesmo nome da banda de axé Asa de Águia, gravado para o primeiro álbum da banda de 1988, enquanto "Sá Marina" é uma regravação do sucesso de 1968 do cantor Wilson Simonal, para o seu álbum "Alegria Alegria Vol. 2".




ree
Encarte 2

Polêmicas


A cantora Elza Soares gravou "Sá Marina" para o seu álbum, "Elza ao Vivo - Carioca da Gema, só que mesmo após ter prensando 5.000 cópias do álbum, Elza viu seu disco embargado devido aos direitos sobre a música pertencentes à Warner Chappell, que havia cedido com exclusividade a canção para o primeiro disco solo de Ivete. Um mês após a confusão, Ivete e a Universal Music avisaram em comunicado oficial que abriam mão da exclusividade. Assim, 5.000 cópias do álbum tiveram a música e 2.000 ficaram sem. Numa entrevista, Ivete comentou, "A queixa de Elza é direcionada à gravadora, e em parte ela tem razão. Pela própria hierarquia da música, ela tem o direito de gravar o que bem entender. O disco já pronto, prensado, recebi a galinha pulando nos peitos. Me coloquei solidária a ela."


Recepção

Críticas

O álbum foi bem recebido pelos críticos. Na crítica do Allmusic, por exemplo, as canções "Canibal", "100 O Seu Amor", "Eternamente" e "Sá Marina" foram tidas como as melhores do álbum. Gabriela Mellão da Isto É Gente notou que "a grande surpresa de seu disco de estréia é a presença de nomes consagrados da MPB, ampliando os limites da axé music." Gabriela também favoreceu o álbum, que "apresenta Ivete como uma cantora versátil, com talento para experimentar o pop e a MPB." O álbum também conseguiu uma indicação ao Grammy Latino, na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro", mas perdeu para "Crooner" de Milton Nascimento.


Comercial

O álbum saiu com tiragem de 100 mil cópias, e em apenas 2 meses o álbum já tinha vendido mais de 200 mil cópias. O álbum recebeu certificado de platina pela ABPD, o que significou vendas superiores a 250 mil cópias. Segundo a Universal Music, o álbum vendeu mais de 400 mil cópias, em seu total.




ree
Encarte 3



Divulgação e marketing


A capa do álbum, foi feita por Luiz Stein, e segundo Ivete, "A capa do meu CD é assim porque Luiz Stein, que a fez, me mostrou um livro do David LaChapelle, que é moderno."


Em dezembro de 1999, Ivete, junto com Maurício Manieri, foi uma das atrações no Concert Hall, de São José dos Campos, cantando os sucessos "Canibal" e "Tá Tudo Bem", além de "Arerê", "Carro Velho" e "Levada Louca", da Banda Eva.


Singles


O primeiro single do álbum, "Tá Tudo Bem" foi lançado em julho de 1999. A canção também contou com um videoclipe, gravado no alto dos prédios de São Paulo em agosto de 1999. O videoclipe foi dirigido por Hugo Prata e conta com o modelo Glauco.

O segundo single do álbum, "Canibal", foi lançado no final de novembro de 1999. Para gravar o clipe da canção, dirigido por Monique Gardenberg, Ivete incorporou divas do cinema em um cenário hollywoodiano: uma praia deserta, na Ilha de Cataguazes, em Angra dos Reis. Como par romântico, ela escolheu o ator Fábio Assunção, que também interpretou personagens do mundo cinematográfico.

O terceiro single do álbum, "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" foi lançado em maio de 2000, e se tornou o maior sucesso do álbum, além de ter sido a música mais tocada no ano 2000, devido também a inclusão da canção na trilha sonora da novela Uga Uga.

A canção "Tô Na Rua" foi lançada nas rádios em meados de setembro de 2000. Mesmo assim, a canção foi incluída nos álbuns "Fortal 2000 - A Estação da Alegria" e "Pure Brazil, Vol. 2: Rio Bahia Carnival" de 2005, que contam com vários sucessos de axé. A canção foi apresentada por Ivete em diversas turnês, assim como entrou no seu CD/DVD gravado na Fonte Nova, o "MTV Ao Vivo - Ivete Sangalo" de 2003 e "O Carnaval de Ivete Sangalo" de 2012.



ree
Capa Single 1


ree
Capa Single 2


Singles promocionais e canções notáveis



"Bota Pra Ferver", composta por Durval Lelys também ficou conhecida ao ser regravada pela própria Ivete num dueto com Durval no seu CD/DVD Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã, de 2007. A canção também foi incluída no álbum "O Carnaval de Ivete Sangalo"

Já a canção "Medo de Amar" foi lançada em Portugal com a participação do cantor TC, substituindo Ed Motta, com o single promocional sendo lançado em 1999. A canção também foi incluída nas compilações "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" (2002) e "A Arte de Ivete Sangalo" (2005). Em 2008, a canção foi regravada pela banda de pagode romântico Jeito Moleque para o álbum "Ao Vivo na Amazônia", sendo lançada como single do álbum.

"Sá Marina" também ficou conhecida pelo público, apesar da polêmica envolvendo Elza Soares. A canção foi incluída no álbum "MPB 2000", que contava com canções de grandes nomes da MPB. Ivete também cantou a canção no DVD "Ivete no Maracanã" de 2007.



ree
Contra Capa


Faixas:


1. "Canibal / Citação Musical: Brincar de Índio"

3."100 o Seu Amor"  

4."Música Pra Pular Brasileira"

5."Monsieur Samba"  

6."Medo de Amar" (com a participação de Ed Motta)

7."Eternamente"

8."Tô Na Rua"  

9."Chuva de Flor"  

10."Tenho Dito"

11."Destino"  

12."Sá Marina"  

14."Bota pra Ferver"

 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Todos os Direitos Reservados.

bottom of page